Elastografia Hepática

Elastografia hepática

Método indolor e inovador

A elastografia hepática por ultrassom é uma forma de se avaliar o grau de fibrose do fígado. É um método diagnóstico inovador, totalmente não invasivo, indolor, isento de riscos para o paciente e que fornece importantes informações para avaliação e acompanhamento de doenças hepáticas.

A progressão da fibrose do fígado é consequência da maioria das inflamações crônicas deste órgão e as complicações das hepatopatias acontencem normalmente apenas nos seus graus mais avançados. Este exame permite estimar com boa precisão os variados graus de acomentimento hepático, sendo uma nova ferramenta de decisões clínicas adequadas para os pacientes com enfermidades do fígado.

Entenda melhor o exame

O médico, utilizando visibilização ultrassonográfica, determina uma região do fígado adequada para a mensuração, em geral no lobo hepático direito, nos segmentos 5 e 6, em parênquima livre de vasos calibrosos, em torno de 3cm da superfície do órgão. Usando a força acústica de um feixe concentrado de ultrassom emitido pelo probe do instrumento, geram-se ondas de cisalhamento no interior do fígado. Em seguida o aparelho monitora a velocidade de propagação destas ondas gerando medidas do grau de rigidez tecidual expresso em metro por segundo (m/seg).

É possível realizar inúmeras medidas e se saber se cada mensuração foi tecnicamente adequada ou não. Padronizamos a obtenção de ao menos dez medidas adequadas, e o resultado final expressa a média, a mediana e o desvio padrão dos resultados encontrados.

Elastografia Hepática

Indicações

1) Estadiamento da fibrose hepática:

a) Hepatite pelo vírus B
b) Hepatite pelo vírus C. Método aceito pelo Ministério da Saúde para dispensação dos novos antivirais para tratamento da Hepatite C pelas farmácias de alto custo.
c) Co-infecção com HIV
d) Doença hepática alcoólica
e) Doenças colestáticas
f) Esteato-hepatite não alcoolica (NASH)
g) Hepatites autoimunes

2) Monitorização de progressão da doença hepática e prognóstico:

3) Avaliação de hipertensão portal
4) Avaliação inicial para investigação de hepatopatias
5) Avaliação de risco de descompensação hepática em pacientes a serem submetidos a cirurgias de grande porte (exemplo: cirurgias bariátricas) ou hepatectomias.

Para mais informações acesse esse Link:
http://www.elastografiacuritiba.com.br

CONTATO

Para maiores informações entre em contato pelo nosso e-mail ou preencha o
formulário que retornaremos assim que possível.

contatos@endoscopiacuritiba.com.br